terça-feira, 28 de julho de 2009

Desmitificações

Fizeram-me acreditar em algo durante 20 anos. Eu acreditei.
Acreditava sem questionamentos, sem parar para pensar se aquilo existia mesmo. Frequentei cursos, li textos, fui em rituais e até me culpei por, às vezes não dar o valor necessário que me diziam ter que dar a isso.
Passei muitos anos com essa viseira que me mostrava um caminho único. Caminho que se tornava até explicação para muitas coisas.
Resolvi questionar. Resultado: CULPA.
No começo me sentia mal, quando começava a me perguntar se ele estava mesmo aqui, ali, acolá. Logo mudava o pensamento. Parecia que tinha alguém me ouvindo.
Fui aprofundando meus "por quês". Até que cheguei a conclusão que era tudo uma invenção. Era tudo uma maneira de achar uma explicação fácil, alguém para culpar, alguém para facilitar as respostas.
Não foi fácil desmitificar algo que ouvi a vida inteira ser a razão pra tudo.
Volto àquela velha história. Temos que nos indagar de vez em quando. Ter um papo interior e perguntar-nos "Por que eu acredito nisso? Quem me prova que existe?"
Tem uma propaganda do Canal Futura que fala sobre isso. Diz mais ou menos que o que o move o ser humano não são as respostas, mas sim as perguntas.
Ontem estava na aula de Jornalismo Científico com a professora Valquíria e ela estava nos perguntado o que era VERDADE e se ela existia. Mesma dúvida de Nietzsche, que na verdade diz que ela nem existe, é tudo invenção humana.
É meio atordoante se perguntar sobre algumas coisas, você começa a descobrir muita coisa sobre você que você, quem sabe nem gostaria de saber, mas é preciso.



Pra finalizar, uma frase da Val da primeira aula de 2009/2.
"Com a conquista do fogo, o homem ganhou a noite".


5 comentários:

  1. adorei!
    as dúvidas são cruéis, apesar de necessárias.
    beijocas.

    ResponderExcluir
  2. A verdade, pra mim, é aquilo que nos alimenta, que nos faz sentir bem. Mesmo que depois encontremos outras verdades...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Garota!! Mudar é preciso sempre.

    Te linkei no meu blog pessoal acessa lá!!

    www.anacronica-keli.blogspot.com

    Bjos.

    Keli Wolinger

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente eu adoro como você escreve...
    Mas, amo mais o Nietzsche.. ^^ sabe neh...
    beijos e queijos

    ResponderExcluir
  5. A razão da existência é o tormento da raça humana!Eu acredito que Edward Much teve as mesmas indagações quando pintou a obra, " O grito", e agora com a Pop Art, o Simpom tb!!
    Beijos

    ResponderExcluir