terça-feira, 30 de junho de 2009

Vidinha dura

Nunca contei que moro em uma "República de estudantes". Na real, esse negócio de república foge um pouco do meu conceito do que seja de fato uma. Para mim, uma República se caracteriza pela divisão de casa, apartamento, quarto ou o que for, de quatro ou mais pessoas. Sei lá o porquê, mas tenho na minha cabeça que são muitas pessoas num ambiente bagunçado, sem horários, rotinas, só alegria, muita bebida na geladeira e pouca comida, várias carteiras de cigarro, cinzeiro cheio, muita gente, louça na pia, falta dinheiro, muita música e claro, sempre tem aquele que toca um violão!
Na minha "república" não moram quatro ou mais pessoas, moram três pessoas apenas, porém nosso espírito é bem "republicano". Tem quase tudo o que citei acima, exclui-se a bebida na geladeira - apenas isso, no entanto temos a pessoa que toca violão e falta comida na geladeira!
Nossa casa tem direito a cone, este chamado de Zeus Brasil e a espera do seu amigo ainda não nomeado, tem balão inflável da Claro, tem um chip gigante da Oi, murais de fotos pela casa, cartaz no corredor modelo "deixe seu recadinho aqui", figurinhas nas portas, avisos engraçadinhos na descarga do banheiro... e por aí seguem os aspectos físicos republicanos do meu apartamento. Há também os aspectos não-físicos como a maneira como as coisas são tratadas com tranquilidade, a convivência que só é boa depois de todas terem morado com "um milhão" de pessoas diferentes (hipérbole mais que berrante) e saberem que os perfis atuais são os que melhoram combinam entre si. A diversão das jantas conjuntas "Ei galera, vamos fazer uma janta. Eu não tenho dinheiro nem comida", "Eu faço! mas não lavo a louça". Porém, a falência estudantil é decretada: "Cara, gastei todo meu dinheiro em festa esse mês. Com o que vou comer agora? Você tem um pão pra me emprestar?".. Aspectos reais e divertidos e que fazem dessa fase a melhor de nossas vidas!

Tem aquele final de semana em que ninguém quis sair de casa e que se jogam colchões por toda sala e lá eles ficam sexta, sábado e domingo... A sala vira quarto, cozinha, bar, mesa de jogo e deu! Monta-se um verdadeiro acampamento na sala. Vem todo tipo de visita e você nem se envergonha de estar de pijama, pantufa de bichinho e cabelo sujo. Na segunda arruma-se tudo e você volta pro seu quarto e pensa... "Uau, que saudade hein?!".

Aspecto característico de uma república, seja qual for o conceito em questão, digno de quem mora em prédio é quando se tem qualquer problema com o síndico. Seja lá qual for, você muda sua estante de lugar e mexe no fio da parabólica......... Seu e do seu vizinho! Estaciona a moto do seu amigo bem na frente, mas bem na frente do sinalizador que faz a segurança do seu prédio... coisas desse tipo! Graças a nosso "silêncio" e também (isso com certeza pesa muito mais) a quantidade de andares que nos afastam do síndico de nosso prédio, nunca tivemos problemas com barulho!


Ainda mantenho minha opinião de que uma república tem que ser habitada por várias pessoas, porém sei que a qualidade da MINHA república, espirirualmente se encaixa no meu conceito!



2 comentários:

  1. Uahuauhauhauauhua..
    Eu toco violão... hahahahhaaha!

    É isso ai Thaza, nossa republica pode não ter a estrutura e as pessoas de uma normal, mas é uma republica.
    Sem citar os papos cabeças né.. hehehehehe.
    Bjuu thaza

    ResponderExcluir
  2. muuito legal. confesso que sonho em morar em republica, dividir ap, seila SAIR DE CASA. E quando leio textos tipo o seu fico com muita inveja, no bom sentido eh claro.

    ahh as fotos da festa estao disponiveis no blog.
    Desculpe a falta de acentos, meu teclado eh estranho ¬¬
    bom resto de semana

    #rafa

    ResponderExcluir