sexta-feira, 26 de junho de 2009

Faça parte do mundo alternativo. Seja um branco!

Estava enlouquecida tentando achar um post muito antigo do blog do Zeca Camargo, finalmente achei. Nunca esqueci desse post. Ele fala sobre um livro chamado "Stuff white people like" (mais ou menos: "Coisas que branco gosta"), do escritor Christian Lander. O livro foi muito vendido e teve grande sucesso no mercado americano. É um livro que satiriza algumas atitudes e gostos que as pessoas tem ao tentarem ser diferentes, porém esse "tentar ser diferente" traz algumas situações um tanto comuns entre as pessoas diferentes.
Tem até uma frase que o Zeca cita do livro de Lander que se torna bem contraditória, propositalmente é claro: "o guia definitivo para o gosto único de milhões". Nem é necessário comentar a frase. Gosto ÚNICO DE MILHÕES.


Mas eis que vamos a algumas explicações:
Quem seriam os brancos do título?
Pessoas que querem ser diferentes. Que se dizem ou até são alternativas. Pessoas descoladas, termo muito utilizado no blog do Zeca Camargo.

Por que "Guia definitivo para o gosto único de milhões"?
O autor fez um guia satírico, para ajudar as pessoas que estão loucas para serem diferentes, a entrar nesse mundo "alternativo".

Mas esse termo "branco" caracteriza algum preconceito?
Em nenhum momento é citado qualquer assunto de racismo ou qualquer outro papo preconceituoso. Até porque o autor é bem braquinho. A sátira é bem explícita. Branco= pessoas tentando ser "diferente" como outras milhões de pessoas.


Tem um parágrafo do post que fala de alguns exemplos que podem nos colocar por dentro do assunto. O que um "branco" gosta?
"Usa óculos e acha que é estiloso? Acha legal reciclar? Usa um blog para declarar sua auto-importância? Curte noites do 'flashback' anos 80 e tem um amigo que é DJ? (...) Sonha em ir para o Japão? Exibe amigos negros? Bem - vindo ao clube: você é um branco especial".
(Zeca Camargo)

No livro Lander cita o quanto os brancos gostam de "Os Simpsons", arquitetura moderna, Che Guevara e fala da capacidade que os brancos tem de fazer piadas de si mesmos.
Mais para o fim do post, Zeca Camargo coloca uma listinha do que os "brancos brasileiros" gostam, entre alguns intens estão: praias desertas que " ninguém descobriu", filmes que não sejam nem em inglês - nem em português-, uma ONG de preservação da Amazônia (mais brasileiro impossível), etc. Os leitores do blog também colocaram suas opiniões sobre o que os brancos brasileiros gostam de fazer, saíram respostas como: músicas que "ninguém ouve", odiar Mc'Donalds, falar mal do país, falar bem de Paris, Revista Piauí (ah! sou uma branca), comida japonesa, Cazuza, Raul Seixas, filosofias de boteco depois da faculdade... e por aí vão os comentários.

Falo sinceramente, esse livro me fez pensar: será que sou uma branca como várias outras pessoas?

Fala sério, você que está lendo isso também pensou o mesmo?

É um livro de auto-ajuda.. rá-rá (síndrome José Simão). Aliás, acredito que brancos não gostem de livros de auto-ajuda.

Por sinal, vou fazer contrário ao que Zeca Camargo fez... vou listar o que os brancos NÃO gostam:
- Modas

- Finais previsíveis

- Religião

- Baladas

- Canais abertos de televisão

- Axé, pagode e sertanejo

- Revistas de fofoca

- Programas populares

- Pessoas com qualquer tipo de preconceito

- Pessoas que não choram antes de dormir (hahaha essa é só pra zoar, um amigo meu me disse essa frase num momento "eu odeio" e eu amei ela!)

...


Um mundinho que está na moda... Ser diferente. Faço jornalismo e vejo muitas que são assim e que tentam ser assim. Mas tenho certeza que um pouquinho de diferença elas tem por estarem cursando essa faculdade. Tenho certeza que há muitas histórias de pais que perguntaram aos filhos se tinham certeza que não queriam fazer Direito ou alguma Engenharia, histórias de pessoas que tiveram que ouvir "Mas vai trabalhar no que depois?" ou "Você vai trabalhar na Globo?". E agora mais do que nunca questionamentos do tipo "Faculdade pra que? Se nem exigem diploma mais!".
Tenho certeza que as pessoas que estão cursando Jornalismo estão lá porque tem aquele "Q" de diferença, que são um pouco "brancas".



Seguem aqui os links:


- O blog "Stuff White People" (blog em inglês)

Blog em inglês me fez lembrar: Branco brasileiro adora dizer que fala inglês!


Fala aí,você é um branco?


3 comentários:

  1. Thaza querida. Parabéns pelo post...
    Respondendo ao seu comentário no meu blog, o que me aflige são alguns de nossos colegas, com a falta de compromisso, responsabilidade e também por me chararem de Maria na hora da minha reportagem, mas isso passa... loga passa e tudo passa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. gostei hahahahaha
    em meio ao mundo que vivemos, ser alternativo eh uma boa escapatoria.

    ResponderExcluir