Quinta-feira respondi uma enquete em uma comunidade do orkut (Televisão: A caixa de Pandora?). A pergunta era mais ou menos assim: Você acha que a televisão tem o poder de persuadir as pessoas?. Algo do tipo!
Coloquei que sim, pois não tinha a opção "Depende do nível de ingnorância da pessoa".
Quando vou trabalhar observo como a moda indiana está em alta e nem me questiono o por quê. Só me questiono o quanto a televisão pode interferir ou entrar na vida das pessoas? Tenho até medo, pois daqui alguns dias as pessoas estarão andando nas ruas com uma bola vermelha pintada no meio da testa e enroladas em lençois. Porque "Hare Baba" as pessoas já falam!
Mas a moda ainda é do menos. Acho engraçado (Engraçado pra não ser muito estúpida, mas na verdade acho rídiculo) quando as pessoas começam a comparar as situações da vida com as das novelas. Coisas do tipo: "Minha vizinha casou com o fulano, mas está grávida do cicrano". Já vem o comentário: "Igual a personagem da Juliana Paes na novela". A VIDA NÃO É NOVELA. Ainda bem, porque mais prevísivel que novela... Só as comédias românticas de Hollywood.
As novelas começam, os noveleiros ficam empolgadíssimos, fazem o típico comentário "Essa vai ser boa". A emissora avisa 2 meses antes de começar a gravar a trama, assim o público já fica doido. Começa a novela!!!!!!!! Tudo é lindo, novo, os assuntos em pauta são polêmicos. Assuntos mais antigos do que andar pra frente, mas quando aparecem na TV se tornam a descoberta do ano. Chega na metade da história e pode ter certeza que alguém vai dizer: "Mas tá muito enrolado isso aí!". TÍPICO. O pior é que brincam de adivinhar o final - REPITO: 100% PREVISÍVEL- e continuam a assistir. Essa questão me intriga.
O poder que as novelas tem de pautar assuntos do dia-a-dia é incrível. Para mim é falta de informação e formação por parte de quem acha que aprendeu aquilo na novela. Fora que todos os problemas por piores que sejam sempre terminam bem na trama. Os maus são presos, ficam loucos ou se matam e os bons terminam felizes para sempre. Vida Real. Idêntica. E as últimas duas frases sãi Ironias!!!
Há quem diga que isso é pessismo ou perseguição.
No entanto, do lugar em que estou é isso que consigo ver!!!
Thaza! Que legal... não tinha visto teu blog ainda. Agora vou passar sempre por aqui. Beijos e parabéns!
ResponderExcluir