quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sobre mim


A Keli me passou esse selo. Um desenho do Snoopy, querendo saber mais de mim. Li as perguntas e analisei que havia algumas que eu não gostaria de explicitar tanto assim para os meus leitores.
Saber mais de mim. Quem lê esse blog sabe o dia que eu me estresso, que eu estou feliz... Basta interpretar, precisam saber mais de mim? Não me incomodei com o selo, longe disso. Achei interessante a proposta. Essa interação de blogs é legal por que acabamos nos conhecendo, mesmo eu estando aqui em Santa Catarina e meu “amigo” blogueiro lá em Minas Gerais. Por isso resolvi responder esse selo de uma forma diferente, da forma que eu sei fazer, em forma de texto!

De que importa se meu cabelo é castanho claro, agora tem tinta nele. O loiro quase saiu, está deslizando pelas pontas daquele cabelo que um dia foi natural. Na essência dele, ele ainda é natural, bem natural, porque essa história de secadores, chapinhas e hidratações semanais são algo que dele fogem por falta de paciência de quem os cuida. Mas tenham certeza, água e xampu ele conhece e muito bem. Creme pós enxágüe e o milagreiro silicone PARA CABELO, amigos inseparáveis do meu cabelo ondulado, que modéstia parte, ouço elogios pela sua beleza, conto-lhes meu segredo: eu os lavo!

Da minha longa cabeleira, segue em baixo do meu couro cabeludo, a minha pessoa. Eu, Thayse considerada alta perto de muitas pessoas que circulam por aí ao meu lado, poucas foram as pessoas que um dia ultrapassaram meus limites latitudinais (desculpem minha incerteza, mas não lembro o que se refere a altura, mas longitudinal parece que falo do meu peso, então leiam latitudinal como um referencia a minha altura). As únicas pessoas que ultrapassaram meus limites de altura foram alguns meninos. É a lógica dos gêneros, homens tendem a ser mais altos que mulheres, é por essa lógica que perco meus valiosos centímetros de altura. Exceto pelo Diogo... Talvez seja por essa lógica que inventaram o salto e que hoje somente mulheres o utilizam (em sua maioria), o que é de bom grado, já que isso também coloca nós, mulheres, em um nível superior.

Para alongar minha silhueta, de acordo com todas as normas estúpidas de como se vestir, com que cor a minha cor de pele combina em relação, também a valorização dos meus olhos castanhos esverdeados, eu gosto de cores escuras, mas misturo com cores claras e fúnebres, de acordo com a minha vizinha poliglota que diz que roxo é fúnebre, assim como o lilás que deriva dele. Não entendo, mas acredito que por gostar disso eu não me torne uma pessoa fúnebre, eu acho. Para mim não importa tanto a cor que eu uso, mas se a roupa que eu visto me torna livre é o que vale, quanto mais solto melhor, posso respirar em paz, isso é que interessa: respirar.

Meus suspiros são ofegantes quando vejo homens com tênis, não me peçam o porquê, mas na verdade eu não me importo com que os homens colocam nos pés, mas acho estranho ver um homem de alpargatas, para mim não tem coisa pior que isso. Se colocassem uma “havaiana” iria tirar o ar de tradicionalista do cara, assim também, ficaria menos evidente que ele assiste Galpão Criolo e acha o melhor programa da televisão brasileira.

Eu não namoraria um cara que gosta de ver Galpão Criolo, porque eu associaria isso com um possível gosto por filmes ruins, como aquelas comédias românticas e aqueles filmes de comédia com caras que se acham engraçados. Não gosto de finais previsíveis, para que ver um filme se você sabe o que acontece no final? Gosto de coisas totalmente imprevisíveis e experimentações doidas de câmeras girando, atordoações psicológicas, dramas, muitos dramas.

Para contrapor essas loucuras cinematográficas eu escuto músicas calmas. Tudo o que é acústico eu acho o máximo, não gosto muito de gravações em estúdio, gosto do toque calmo do violão, mas ouço longos solos de guitarra do Jimi Hendryx que me deixam com os pêlos do braço arrepiados, mas nada de muito agito. Aliás, meu agito é calmo. Minha mãe diz que sou calma, sempre fui, até demais...

Com essa calma toda, da minha essência aos meus ouvidos, eu levo minha vida. Se me mandam pra cozinha, por exemplo, prefiro que me deixem sozinha por lá e tenham paciência comigo, mas podem ter certeza que o que me mandarem fazer, farei bem feito. Amo inventar molhos e acompanhamentos para arroz, faço de um miojo uma macarronada. Eu sou foda! Faço de um brigadeiro, uma sobremesa pra depois do almoço. Uau, como eu me supero! Não gosto de fazer doces, é isso. Mas não recuso nenhum, acho que cresci próxima demais de um formigueiro, aí na disputa por alimento me acostumei a essa vida de doçuras.

Quando eu era pequena adorava ir na minha avó pegar doces. Minha mãe ficava louca comigo, aí quando ela estava em casa eu nem ia na minha avó, ficava dançando que nem louca no quarto, aí a loucura já era da minha avó por causa do som alto. Ficava, às vezes horas e horas pulando e me imaginando em shows. Hoje eu danço, mas não mais no meu quarto, sozinha e nem saio por aí pulando pela rua. Nas baladas eu me divirto, danço, dou risada, mas prefiro as filosofias de um bar, aqueles papos que planejam o futuro e retomam o passado.

Nessas conversas de bar eu vejo que na verdade eu não sinto muitas saudades de situações que eu vivi na minha vida, mas sim das pessoas que estão longe de mim, eu entendo perfeitamente que são pessoas que naturalmente eu iria de uma maneira ou outra sentir saudades um dia. Minha família e amigos de anos que seguiram as vidas em frente, assim como eu e que não importa qualquer distância, são minha família ainda e ainda são meus amigos. Não tenho grandes sessões nostálgicas de como era bom aquele tempo em que... bla bla bla. Gosto de agora e pronto.
Mas lembrei de algo que eu sinto saudades... Dos tempos que eu ia na minha avó pegar chocolates, “Ouro Branco” meu preferido. Minha avó ainda compra o pacote enorme de chocolates e ainda os coloca no mesmo lugar. Quase que uma tradição familiar chegar na casa dela, ir na sala, abrir a porta direita do armário, ao lado do freezer e pegar o enorme pacote de bombons e distribuir para toda família. Saudades.

Saudades também de quando ainda existia inverno, mas inverno de verdade. Sentir muito frio, dormir de moletom, meia calça, edredom, coberta e morrer de frio ao deitar no lençol gelado. O verão está dominando as estações, isso está me matando e me deixando grudenta e, por favor, não me questione por que eu moro em uma cidade com praia, eu não sei responder.

Eu deveria morar na Rússia, mas isso me remete a pessoas frias e solitárias. Eu não gosto de uma solidão permanente. Já até pensei em morar sozinha, mas pensar em chegar em casa e não ter ninguém pra dar um simples “Oba!” (oba mesmo) me deixa triste. Mas isso não significa que eu adore as grandes multidões, aliás, isso me irrita de uma maneira inexplicável. Ser empurrada, encoxada, lambuzada não é algo que me agrade. Solidão não, mas sem muitas pessoas.

Será que isso que tem alguma relação com eu preferir sorvete à pipoca? Por que, pensem bem: pipocas, muita pipoca, multidão de pipoca. Sorvete: somente ele em um pote ou casquinha. Você come um sorvete sozinha, já a pipoca remete àquele monte de mãos na bacia. Será que Freud explica?

Sou feliz com as minhas incertezas e loucuras. Tenho pensamentos loucos que às vezes fico pensando se é possível alguém os ter também, são fora do normal. Choro de rir com as minhas besteiras e olha que chorar não é um hábito comum, pelo menos não publicamente, mas no meu quarto só eu sei quantas lágrimas já foram derramadas...

Até meu computador já “viu” minhas lágrimas não-públicas caírem. Ao escrever alguns textos, muitas lágrimas de raiva, amor, saudade, alegria escorreram pelo meu rosto. Esse blog que já completa alguns meses de existência, quase uma vida! (que clichê mais brega esse), a primeira pessoa a ver essa origem, foi a Marília (Reflexo Seu), uma leitora muito crítica e querida, que conheci mesmo por causa desse mundo “internético”.

Já até escrevi sobre essas relações pessoais através da internet. Contraditório, não? Mas a Keli, o Diogo, o Julio, a Marília e a Marcela estudavam comigo todo dia e eu só conheci de fato, as pessoas como pessoas depois de começar os blogs. Já a Aline eu conhecia, mas não sabia de todo potencial dentro daquela cabecinha inquieta. Todos moram aqui bem pertinho, exceto pelo Julio que mora longe, dentro das mais perfeitas relatividades da vida.


E o que eu faria se ganhasse na mega? Não sei bem ao certo, mas viajaria para a Rússia para pensar melhor.

Essa sou eu!

Estão aqui as perguntas que respondi: Qual a cor do seu cabelo?
Liso, crespo, ou ondulado?
A cor dos seus olhos?
A sua altura?Que cores vc mais gosta de vestir?
Vc prefere roupa justa ou larga? jeans ou moleton?
Para as mulheres, salto alto ou baixo?Para os homens, tênis ou sapato?Que gênero de filme vc prefere?Gosta mais de musicas lentas ou agitadas?Diga um prato saboroso que vc sabe fazer.Vc gosta mais de doce ou salgado?Vc gosta de dançar?Sente saudade de quê/quem?
Chocolate branco ou preto?Inverno ou verão?Vc prefere solidão ou multidão?
Sorvete ou pipoca?Vc chora com facilidade?Qual foi o primeiro blogueiro que começou freqüentar seu blog?
Vc conhece pessoalmente alguém da blogosfera? Quem? Quais blogueiros moram na mesma cidade ou próximo a vc?
Se vc ganhasse na mega, diga 10 coisas que vc faria/compraria?


E sexta, a TERCEIRA parte do AMIGO SECRETO


Thaza

7 comentários:

  1. Surpreendente! adoreii o post! cada vez melhor seu texto thaza! gosteii mesmo!! to esperando o terceira parte do amigo secreto... 0//

    ResponderExcluir
  2. Continue Thaza...
    Não pare de escrever...
    Nunca...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. ótimo taza!!! cada post melhor que outro!!!
    e amanhã tem amigo secreto!!
    e eu não sei se quero te incluir no amigo secreto da família!!! me dá paúra, sabe.... huahuahua

    ResponderExcluir
  4. preciso de uma internet que funcione direito para eu poder voltar a ler teu blog...
    :)
    beijocas

    ResponderExcluir
  5. Eu tb odeio filme previsível
    é muito ....¬¬'
    eheheheh.
    Beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  6. Modo realmente diferente
    E bem legal de responder as perguntas
    !!!
    Boa idéia

    ResponderExcluir