quinta-feira, 4 de junho de 2009



Ontem a tarde eu estava lendo uma matéria na Revista Piauí. É uma edição meio antiga, porém a Piauí é uma revista tão boa que mesmo que eu leia uma edição de 1990 ainda vou achar as matérias interessantes, produtivas e enfim... a revista é boa demais!




A matéria : "Como não ser ator" de Emilio Faria


Edição : Janeiro de 2009


(se tiverem acesso leiam que vale a pena)




Essa matéria me impressionou. Ela fala do trabalho de Fátima Toledo, uma preparadora de elenco. Fiquei admirada com o trabalho que ela faz com os atores que prepara. Foi ela quem preparou o elenco de Tropa de Elite, O Ensaio sobre a Cegueria, O Céu de Suely, Cidade de Deus e todos os outros citados na matéria, pois são muitos. Ela faz com que os atores vivam aquilo que estão fazendo, faz com que não atuem. Para ela atuação é o que não deve existir. Para que isso ocorra ela faz com que as pessoas fiquem completamente vulneráveis.


O jornalista que fez a matéria (Emilio Faria) acompanhou um curso que a Fátima coordena. São cinco dias de curso e pelo o que eu pude entender são cinco dias que fazem você pensar em realmente quem é. Aliás, o primeiro exercício do curso é dizer quem você é, o que gosta, o que não gosta... Isso tudo com os olhos fechados. Alguns alunos ao fazer isso começam a chorar, gritar e por aí vai! No final Toledo passa a mão no peito da pessoa e diz "Preciso acreditar mais em mim, preciso ser mais forte".


O trabalho que essa mulher faz é pscicologicamente torturante, talvez até pra quem leu a matéria, como foi o meu caso. No filme Cidade Baixa, quando ela notava que Alice Braga estava fugindo um pouco do papel pedia para que um lutador de jiu-jítsu (que fazia parte do elenco) ficasse em cima da atriz. Alice chorava, porém o lutador a imobilizava, para que pudesse fragilizá-la para o papel.


A matéria fala ainda de muitas táticas que Fátima utiliza, ela disse que precisa que o ator seja ele mesmo e não um atuante que apenas intepreta aquele papel e só. Uma explicação plausível para isso são os vídeos amadores que estão cada vez mais presentes na mídia. Nada mais real que um vídeo amador. O que Fátima busca, então é que o ator encarne aquele papel, coloque-se quase que literalmente no lugar da pessoa em que deve interpretar. No entanto, para que isso ocorra é necessário que o ator saiba quem é.


Confesso que no início até pensei o quanto seria interessante fazer esse curso, porém até o final da matéria pensei que se um dia eu fosse fazê-lo teria que pensar e me preparar muito antes.

2 comentários:

  1. eu não conseguiria passar pelo trabalho que ela faz! socorro, tenho medo até de pensar sobre isso!!!
    mas a matéria parece ser muito legal e a revista tambem, onde vc achou essa revista???

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Thazenha... a revista Piauí ainda existe... tem uma aki em ksa, a Brenda compra ...hauhaua...Eu naum li ainda mas parece q eh bem boua mesmo!
    Venha aki em ksa ler!

    ResponderExcluir