quinta-feira, 18 de junho de 2009

Eu vou pegar o meu!


É, tiraram a obrigatoriedade do diploma dos jornalistas. Acredito que ainda teremos algumas vantagens por ter um na mão nos próximos anos. Porém, saber que qualquer um que se simpatizar com a atividade poderá exerce-la, é indignante! (ainda não achei sentimento que defina bem o que sinto por usar essa palavra qualquer um).
Ontem acompanhei pelo Twitter do um professor meu cada decisão, cada depoimento, defesa (única por sinal) e contras...
É uma sensação estranha porque eu nem sei nem o que sentir. Não sei se sinto vergonha, raiva, se não me importo... é complicado, é incerto!

(não consigo parar de pensar que qualquer um pode exercer jornalismo)

Eu sabia que havia essa discussão em questão, mas sabe quando você ainda tem aquela última esperança? Eu tinha ela! Aquele fiozinho de esperança restante!


Ontem até cheguei a pensar "Tá bem e pra que eu estou estudando então? "
Mas acredito que ainda terei vantagens com meu diploma na mão (repito a idéia anterior). Como li no blog do meu professor Rogério Christofoletti, tenho fé - esperança. As faculdades têm muito a ensinar ainda, os alunos (não digo todos) vão sair das universidades com conhecimento superior em ética, textos, abordagens... Acredito que a faculdade não é tempo perdido e que esse diploma não obrigatório que terei em mão não será inútil.
Espero que isso não faça com que mais pessoas apareçam por aí tentando ser jornalistas, quando na verdade não tem a mínima aptidão para tal atividade. Digo isso - ilusoriamente - porque tenho medo que essas modelos, projetos de apresentadoras, quaisquer pessoas, enfim... apareçam por aí fazendo reportagens, matérias, escrevendo em colunas... Espero que esses amadores fiquem nas páginas sociais e noticiando fofocas de celebridades!


Para mais informações:

3 comentários:

  1. Comentário da minha prima querida e que sempre me dá o maior apoio.. e que também sempre tenta comentar aqui e não consegue... esse não podia ficar de fora!
    Valeu Ale!

    Ale disse: Pra mim essa decisão é totalmente hipócrita! Já pensou quantas pessoas teriam que se sentar por 5 anos nos bancos de uma universidade para continuarem exercendo a profissão que já exercem há décadas? Se existe sindicato dos jornalistas, que hajam! Afinal, é a completa banalização da profissão, e por óbvio, do profissional!
    Ok, é certo que todos temos direito à opinião... mas veja, todos nós damos conselhos, mas não saímos por aí dizendo que somos psicólogos, não é? Decoramos a nossa casa, mas não assinamos como Arquitetos! Bjks futura Jornalista (com J maiúsculo!)

    ResponderExcluir
  2. É uma vergonha.. eu também tive um fio de esperança, na verdade cheguei a achar impossivel uma decisão absurda igual a essa. Mas infelizmente aconteceu.
    Como sempre no Brasil a injustiça predomina.

    ResponderExcluir